segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As lideranças europeias

No editorial da edição n.º 183 da revista “TecnoMetal”, o Presidente da Direcção da AIMMAP lamentou a aparente fraqueza das lideranças europeias, bem como, fundamentalmente, as consequências negativas que daí decorrem para a generalidade das nossas empresas.

Tendo em conta a pertinência do assunto, transcreve-se nas linhas subsequentes o citado editorial.


"Lideranças fracas

Está agora a concluir-se um ano desde que o mundo foi abalado com o surgimento abrupto de evidentes sinais de uma crise financeira global.
Essa crise converteu-se entretanto numa crise económica, sendo agora crescentes as vozes que antecipam a sua passagem para um terceiro patamar: a crise social.
Não podemos nem devemos alarmar-nos com especulações sobre o futuro. Mas seria absolutamente irresponsável que, enquanto empresários e dirigentes associativos, ignorássemos os sinais com que vamos sendo confrontados.
Ora, nesse âmbito, não só são inquietantes algumas movimentações sociais a que assistimos, como é especialmente preocupante a falta de respostas a tais problemas por parte de quem nos dirige.
As empresas portuguesas estão naturalmente integradas num espaço que corresponde um dos principais blocos políticos e económicos mundiais: a União Europeia.
Tal circunstância pode parecer à primeira vista um conforto. Porém, é bom que tenhamos consciência de que tal aparente conforto pode converter-se rapidamente num presente envenenado.
É que, conforme vamos constatando com crescente preocupação, essa potência chamada Europa encontra-se praticamente sem um rumo definido.
Ao contrário dos outros blocos com que temos de competir – nomeadamente os Estados Unidos da América, a China, o Japão ou mesmo o Brasil -, a Europa não soube desenvolver ainda uma estratégia para a condução da sua economia. E mais grave ainda, encontra-se paralisada por uma assustadora pulverização de pequenos poderes que estão obviamente muito longe de corresponder a uma liderança forte e estruturada.
Ao invés das restantes potências que têm líderes determinados e até mesmo carismáticos, a Velha Europa persiste em não saber resolver os equilíbrios internos e deixa-se manietar pela existência de 27 pequenas lideranças, hesitantes e inconsequentes, a que se somam ainda os poderes equívocos e opacos de inúmeras instituições comunitárias.
Essa diluição de poderes na Europa é uma péssima notícia para a generalidade das empresas localizadas no espaço político e económico da União Europeia.
Com efeito, sem lideranças fortes e estratégias definidas, não vão ser criadas normas que protejam os interesses das empresas aos mais diversos níveis, não vai haver criação de condições propícias ao investimento e não vai haver apoio às empresas no combate cada vez mais apertado pelos mercados globais. Numa ideia apenas: não vai haver futuro para a Europa.
Ainda estamos porém a tempo de arrepiar caminho. Há ainda tempo e condições para que os nossos pequenos chefes se entendam em torno de uma ideia de Europa para o futuro, em prol das suas economias e dos seus cidadãos.
Mas para tanto é absolutamente vital e urgente que os políticos europeus deixem de uma vez por todas de se digladiar inutilmente. E que substituam as suas tendências suicidárias por um esforço de agregação.
Bem sei que a minha voz, individualmente considerada, dificilmente chega aos castelos em que os políticos europeus vivem. Mas não será certamente por isso que deixarei de combater pela defesa dos legítimos interesses das nossas empresas. Até porque a experiência me tem vindo a ensinar que a Europa terá pelo menos um mérito. Apesar de tudo, é um espaço onde a soma das pequenas vozes pode chegar a fazer a diferença.
O Presidente da Direcção
António Saraiva"