sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cooperação na compra de energia elétrica

Na edição n.º 205 da “TecnoMetal”, Aníbal Campos, presidente da direção da AIMMAP e também diretor da revista em causa, manifestou a sua satisfação pelo facto de a iniciativa de compra de energia elétrica promovida pela AIMMAP ter merecido destaque na comunicação social e estar a ser reconhecida na sociedade civil.

Nesse contexto, o presidente da AIMMAP assumiu o compromisso da associação de tentar fazer mais e melhor no domínio da cooperação, pedindo igualmente às empresas associadas que correspondam ao desafio que esse compromisso tem subjacente.

Considerando a importância e a atualidade do tema, transcreve-se nas linhas subsequentes o referido editorial.

"Compra de energia elétrica em grupo é um excelente caso de cooperação

Com destaque na primeira página, uma edição recente do Jornal de Negócios, no âmbito de um extenso trabalho sobre eficiência energética, deu grande relevo à iniciativa da AIMMAP de criação de uma pool para compra de energia elétrica em grupo.
No referido artigo o jornal em referência deu nota detalhada das potencialidades da iniciativa, sublinhando que as empresas aderentes às duas primeiras edições obtiveram poupanças reais de 6% a 15% na respetiva fatura elétrica.
Inclusivamente o jornal teve oportunidade de ouvir e citar o meu colega e amigo José Manuel Fernandes, o qual, na qualidade de Chairman da FREZITE, declarou ter a sua empresa obtido ganhos significativos em consequência da adesão a esta pool.
Enquanto presidente da direção da AIMMAP, tenho de confessar que o destaque que a comunicação social tem concedido a esta nossa iniciativa é naturalmente um motivo de satisfação e orgulho.
Mas mais do que isso, o importante é que a sociedade civil possa ter a noção de que as empresas portuguesas sabem cooperar e criar sinergias em prol de benefícios coletivos.
Esta nossa iniciativa é sem quaisquer dúvidas um excelente exemplo de cooperação no âmbito do setor metalúrgico e metalomecânico.
A nossa associação tem conseguido dar provas nesse domínio, tanto neste caso da compra de energia como também, por exemplo, na mediação de seguros, na promoção da internacionalização, nos transportes, na contratação coletiva, na formação ou até na investigação e desenvolvimento.
Dizer-se que a união faz a força pode ser mais do que a expressão de um simples lugar comum. Aqui na AIMMAP, começa a ser cada vez mais uma forma de estar.
O nosso objetivo será seguramente o de que mais empresas associadas possam aderir à pool de energia, contratar os seus seguros com os nossos parceiros ou integrar os projetos de internacionalização da AIMMAP.
A participação das empresas associadas nestas iniciativas da AIMMAP permite-lhes obter ganhos muito significativos, bem superiores aos montantes que pagam a título de quotas.
Vamos continuar a acarinhar estes projetos verdadeiramente fundamentais. Vamos dessa forma continuar a sensibilizar os nossos associados para os benefícios emergentes da cooperação.
Num momento histórico de dificuldades brutais para a indústria nacional, temos de encontrar formas de reduzir os nossos custos estruturais. A cooperação é indubitavelmente uma das melhores formas de viabilizar essa redução.
E quero a esse respeito deixar aqui o compromisso de que a AIMMAP irá desenvolver novas iniciativas no domínio da cooperação que sejam efetivamente úteis para as empresas associadas. Para esse efeito, bastará apenas que as nossas empresas demonstrem interesse real nesse sentido. E a verdade é que há um grande campo de ação nesse domínio.
Esperamos pois que as empresas associadas se sintam cada vez mais sensibilizadas para a importância destas nossas iniciativas. Aliás, o compromisso que assumimos de fazer cada vez mais e melhor deve ser entendido pelas empresas como um desafio que lhes é colocado.
Temos a convicção de que as empresas não se irão furtar a esse desafio. Para seu próprio benefício e em prol do bem comum.
O Presidente da Direção
Aníbal Campos
"